O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
+55 75 9961-1747

 

Grupo de Capoeira Esquiva

Em 1¬į de julho de 1985, Gilmar R. de Jesus, mais conhecido como Mestre Tall abriu sua academia de capoeira ao povo barreirense. Desde ent√£o, nunca deixou de realizar o que mais gosta; passar a cultura da capoeira √†queles que a admiram e a amam. Sua paix√£o pela capoeira o fez lutar, persistir e vencer dentro e fora das rodas de capoeira. Durante esses 20 anos, usou a ‚Äėesquiva‚Äô para se defender das mandingas e rasteiras da vida, sabendo erguer-se quando atirado ao ch√£o, pois a capoeira na sua filosofia simplista lhe auxiliava a sobrepor seus ‚Äėoponentes¬ī. Admirado e respeitado pelos lugares que passou, fez la√ßos fortes de irmandade no c√≠rculo da capoeira, irmandade essa que se fortalece com os frutos de longo trabalho, priorizando a qualidade e a alegria de poder praticar a verdadeira cultura brasileira, ‚ÄėA CAPOEIRA‚Äô.

mais sobre o Grupo Esquiva

 

Associação Corda Bamba

José dos Santos Silva, mais conhecido na Capoeira como Mestre Cascudo. nasceu em Itaberaba, Bahia, em 27 de agosto de 1953. Aprendeu e formou-se professor de Capoeira nos anos 80, com o Mestre Roberto do Grupo de Capoeira Lagoa do Abaeté.

Pedreiro de ofício, teve oportunidade de trabalho no município de Lençóis, gostou e mudou-se pra esta cidade maravilhosa que fica no coração da Chapada Diamantina em 1986.

Pelo apoio e iniciativa de seus sobrinhos, a quem ensinava a Capoeira nas horas de folga, começou a lecionar aulas para alguns amigos. Em 1988, formou a Academia de Capoeira Corda Bamba. Em 1990, conheceu em Itaberaba o Mestre Tall da Academia de Capoeira Esquiva da cidade de Barreiras-Bahia, em um batizado de Capoeira da Academia de Capoeira União Baiana do então Contra Mestre Quebra Coco e do Professor Falcão. Assim começou uma grande amizade e, por ser professor na época, Cascudo pediu ao Mestre Tall que o formasse para poder dar continuidade à formação dos seus alunos em Lençóis.

Em 1992, Mestre Tall formou Cascudo Contra Mestre e, em 1994, a Mestre, devido o reconhecimento do Mestre Tall ao trabalho feito por Cascudo na cidade de Lençóis.

Com passar dos anos o Mestre Cascudo foi ganhando reconhecimento na Chapada Diamantina e no Interior baiano, com isso o crescimento da Academia de Capoeira Corda Bamba era inevit√°vel.

A Academia teve propostas de afilia√ß√Ķes, como na cidade de Andara√≠, que at√© hoje se mant√©m forte, gra√ßas ao aluno formado Nildo.

Gra√ßas a Deus e ao trabalho conjunto de bons formados pelo Mestre Tall e Mestre Cascudo, a Capoeira no interior da Bahia est√° cada ano mais forte e s√≥lida. Por isso, em 2005, j√° com o nome de Associa√ß√£o de Capoeira Corda Bamba, juntamente com o apoio da Associa√ß√£o Gr√£os de Luz e Gri√ī, tivemos o privil√©gio de nos tornar Ponto de Cultura do Brasil pelo Minist√©rio da Cultura.

Fazemos trabalhos nas Escolas Municipais e Estaduais, ensinamos a arte e a cultura Afro-Brasileira para alunos da rede p√ļblica de ensino dos Munic√≠pios de Len√ß√≥is e Andara√≠.

Hoje contamos com mais de 180 alunos na cidade de Lençóis, Andaraí e mais recentemente com o Professor Lobão na cidade de Palmeiras, que está com um ótimo trabalho sendo apoiado pelo Grupo Ambientalista de Palmeiras (GAP).

A Capoeira é isso; Amizade, Companheirismo e Amor à Arte e à Cultura Afrodescendente.

Salve a Capoeira, Salve a todos que nos apóiam, Salve Esquiva, Salve Corda Bamba.

E Muito AX√Č Camar√°!!!

 

Grupo Esquiva

grupo esquiva